domingo, 21 de março de 2010

† Relatório do Filme, A Queda †



Titulo original: (Der Untergang)
Lançamento: 2004 (Alemanha) (Itália)
Direção: Oliver Hirschbiegel
Atores: Bruno Ganz , Alexandra Maria Lara , Corinna Harfouch , Ulrich Matthes , Juliane Köhler
Duração: 156 min
Gênero: Drama



A Queda: As últimas horas de HITLER


O filme retrata o final do III Reich, mostrando desde as últimas horas de HITLER, até os últimos acontecimentos da 2° Guerra Mundial. Grande parte do filme tem a visão da secretario recém contratada pelo Führer, mostrando assim dois lados de HITLER, um no qual ele se demonstra ser gentil e muito carismático, por outro lado demonstra o lado forte, e sem escrúpulos, no qual ele sacrifica tanto seu exercito, quanto ao povo alemão atingir seus objetivos.
O filme também demonstra, com a belíssima atuação de Bruno Ganz, o poder de fascínio que HITLER tinha sobre as pessoas adeptas ao seu regime, chegando às vezes no extremo, em uma das cenas ‘fortes’ do filme, é quando a esposa do 1° ministro mata seus filhos, alegando que um mundo sem o NACIONAL SOCIALISMO NAZISTA, não era um mundo onde as crianças deveriam crescer e viver, ao perceber que a guerra estava praticamente perdida ela mata seus filhos, vemos esse mesmo fascínio com a secretaria de HITLER, que se recusa abandoná-lo nos momentos difíceis, ou até mesmo nas cenas em que demonstra crianças lutando na guerra também.
Um ponto interessante ressaltado no filme é a organização e a perfeição de seu uniforme, mesmo durante os momentos mais críticos para ele, suas roupas estavam sempre bem alinhadas, bem passadas, e nunca sujas, o que demonstrava uma aparência de segurança, algo muito utilizado durante o inicio da campanha nazista.
Porem outro fator interessante nesse filme é uma espécie de humanização do mito HITLER, mostrando o Führer atormentado e desestabilizado por males físicos por males físicos e metais. Mostra também a força que as tropas SS, tinham no III reich. Uma das cenas, que no meu ponto de vista é uma das melhores do filme, é quando HITLER demonstra o seu total desprezo pelas, assim chamadas e classificadas por ele, raças inferiores, ele este sentado próximo a sua cachorra, quando a secretaria entra para a entrevista, ela olha para a cachorra de raça pastor alemão, e HITLER logo diz: “Não se preocupe, ela não atacará, ela é muito inteligente, alias, mais inteligente do que muitas pessoas”.
Em minha opinião, esse foi um dos melhores filmes já produzido, sob o tema nazismo, pois o filme nos mostra um HITLER humano, ao invés de um ser inatingível e inabalável, desmistificando um pouco a visão de que HITLER não podia ser atingido pelos acontecimentos fora do bunker, afinal de contas HITLER era apenas um ‘homem’ com um ideal, que lutou ate o fim para se fazer concretizar seu ideal, não importando os meios, nem as condições para que ele pude-se então, atingir seu objetivo final.



Professor Marcos